fbpx

ALVENARIA: Estrutural e de vedação

Alvenaria é um conceito da construção civil que consiste na construção de paredes, muros e afins através de um conjunto de blocos. Existem diversos tipos de materiais e processos que podem ser utilizados nessa etapa, que irá depender do uso dado à parede. Assim, se a parede tiver como função somente de vedar a estrutura, é chamada de alvenaria de vedação, enquanto, se sua função for estruturar a edificação, é chamada de alvenaria estrutural.

A alvenaria de vedação é utilizada como fechamento em estruturas de concreto armado, ou seja, de pilares, vigas e laje. Esse tipo de alvenaria não irá exercer nenhuma função estrutural à edificação e, dessa forma, os materiais utilizados precisam suportar somente o próprio peso. Assim, esse tipo de parede costuma ser executada com tijolos furados ou blocos sem resistência estrutural. Uma das maiores vantagens desse método construtivo é a possibilidade de remover paredes no futuro, conforme a necessidade do uso do espaço.

alvenaria de vedação

Ao que se refere à alvenaria estrutural, pode-se dizer que é um método construtivo mais complexo, uma vez que as paredes suportarão toda a carga da edificação, ao mesmo tempo que cumprirão a função de vedação.

Dessa maneira, requer maior controle técnico durante os processos e uma escolha assertiva de materiais. Na alvenaria estrutural, são utilizados blocos com resistência estrutural, podendo ser de cerâmica ou de concreto e argamassa específica para esse processo construtivo. Esse tipo de alvenaria não permite a sua remoção no futuro, além de impossibilitar modificações nas instalações elétricas e hidráulicas, como aberturas de novos pontos de tomada, por exemplo.

alvenaria estrutural

As principais vantagens desse tipo de estrutura são:

  • rapidez com que todo o processo é executado;
  • limpeza do canteiro de obras;
  • melhor custo-benefício quando comparado ao concreto armado com alvenaria de vedação.

*Texto elaborado pela engenheira Natália Martinello

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on whatsapp
Compartilhe no Whatsapp
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário