Alvenaria é um conceito da construção civil que consiste na construção de paredes, muros e afins através de um conjunto de blocos. Existem diversos tipos de materiais e processos que podem ser utilizados nessa etapa, que irá depender do uso dado à parede. Assim, se a parede tiver como função somente de vedar a estrutura, é chamada de alvenaria de vedação, enquanto, se sua função for estruturar a edificação, é chamada de alvenaria estrutural.
A alvenaria de vedação é utilizada como fechamento em estruturas de concreto armado, ou seja, de pilares, vigas e laje. Esse tipo de alvenaria não irá exercer nenhuma função estrutural à edificação e, dessa forma, os materiais utilizados precisam suportar somente o próprio peso. Assim, esse tipo de parede costuma ser executada com tijolos furados ou blocos sem resistência estrutural. Uma das maiores vantagens desse método construtivo é a possibilidade de remover paredes no futuro, conforme a necessidade do uso do espaço.
Ao que se refere à alvenaria estrutural, pode-se dizer que é um método construtivo mais complexo, uma vez que as paredes suportarão toda a carga da edificação, ao mesmo tempo que cumprirão a função de vedação.
Dessa maneira, requer maior controle técnico durante os processos e uma escolha assertiva de materiais. Na alvenaria estrutural, são utilizados blocos com resistência estrutural, podendo ser de cerâmica ou de concreto e argamassa específica para esse processo construtivo. Esse tipo de alvenaria não permite a sua remoção no futuro, além de impossibilitar modificações nas instalações elétricas e hidráulicas, como aberturas de novos pontos de tomada, por exemplo.
As principais vantagens desse tipo de estrutura são:
- rapidez com que todo o processo é executado;
- limpeza do canteiro de obras;
- melhor custo-benefício quando comparado ao concreto armado com alvenaria de vedação.
*Texto elaborado pela engenheira Natália Martinello