fbpx

Gesso e instalações elétricas

O gesso é um material presente em quase toda obra de construção civil. É indispensável para o acabamento de tetos e revestimento de forros, podendo ser empregado também como parede. Portanto, o gesso é muito versátil, não se limitando apenas a servir como acabamentos ou detalhes decorativos.

O forro de gesso é uma das opções de cobertura mais utilizadas em projetos arquitetônicos e de decoração, para rebaixar teto, disfarçar vigas, imperfeições, e embutir iluminação especial. Além disso, promove efeito estético permitindo a criação de formas e desenhos; o material ainda possibilita a passagem de tubulações de água, eletricidade e ar condicionado.

Forro de Gesso

A produção do gesso tem início com a extração da gipsita, um mineral, que em seguida passa por um processo de trituração. E, depois é aquecido a altas temperaturas, num processo chamado calcinação. O material sofre uma desidratação parcial e com a evaporação da água é obtido o gesso. Existem diversas empresas e profissionais especializados na manipulação e execução de acabamentos e divisórias de gesso.

Placa de Gesso

A mão-de-obra qualificada é que garante a segurança da instalação e a qualidade do serviço. O forro de gesso é dividido em dois tipos: forro em placa e drywall (acartonado).

Forro de gesso acartonado é um tipo de acabamento que utiliza placas de gesso e perfis metálicos. Apresenta vantagens como rapidez na execução, leveza do material, facilidade de uso e qualidade do acabamento final. Geralmente, é utilizado em ambientes onde se deseja um acabamento final mais moderno e sofisticado sendo muito empregado em banheiros, cozinhas, salas, etc.

Gesso acartonado

 

O que é instalação elétrica?

A instalação elétrica é um conjunto de equipamentos que torna possível a instalação de energia em um projeto, o corpo da instalação é constituído por fios, cabos e outros acessórios que juntos formam uma ponte entre a fonte geradora de energia e as cargas elétricas.

As instalações elétricas podem ser residenciais/prediais, industriais ou comerciais, sendo as industriais as mais complexas e as residenciais e comerciais as mais básicas.

Como se dividem as instalações elétricas 

Todo sistema é composto por partes e elementos diversificados e, nesse caso, não seria diferente. Confira como é composta uma instalação elétrica e seus elementos principais:

  • Instalação elétrica e infraestrutura: Essa seção corresponde a todos os materiais importantes para uma boa instalação elétrica, são: as caixas de medidores, bandejas elétricas, leitos elétricos, eletrocalhas, suportes, fixadores para cabos e outros acessórios do segmento em geral; Instalação elétrica e infraestrutura
  • Medição e proteção: essa parte é super relevante, diz respeito aos medidores, fusíveis e disjuntores. Essas ferramentas monitoram e protegem as instalações elétricas e, por isso, precisam estar em pleno funcionamento; Quadro de distribuição
  • Acessórios de cabeamento: os fios e cabos são responsáveis por conduzir e conectar a fonte às cargas elétricas, como os equipamentos elétricos e eletrônicos que você possui (carregadores de celular, por exemplo);

Acessórios de cabeamento

  • Controle: aqui cabem os interruptores ou demais itens que servem como acionamento e desacionamento de cargas.

Tomada e interruptor

O que é um projeto elétrico?

Projeto elétrico é um conjunto de diagramas e outros artifícios de planejamento que orientam a montagem de uma instalação elétrica para que o resultado seja seguro e de boa qualidade. O processo é orientado por normas técnicas e de segurança e é feito considerando as necessidades do cliente e do ambiente – esses são os detalhes técnicos que o engenheiro projetista ficará encarregado de lidar. De maneira resumida, o projeto elétrico é a definição clara e segura dos pontos de uso e controle de eletricidade – tomadas, iluminação e interruptores – e a capacidade de carga que pode ser instalada, ou usada na edificação, bem como a lista dos materiais necessários na instalação.

Qual a sua importância?
Segurança

A segurança que ele proporciona é essencial. De acordo com a norma NBR5410, “as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.” Ou seja, para que sua edificação esteja regulamentada pela norma, um projeto elétrico é exigido.

Conforto

Um bom projeto gera conforto aos usuários da casa ou edifício ao se definir da melhor forma a quantidade e posição de tomadas, pontos de iluminação, interruptores e ares-condicionados.

Lista de materiais

Um dos documentos que fazem parte do projeto elétrico é a lista de materiais necessários na instalação elétrica, evitando gastos desnecessários, desperdícios e contra-tempos na obra.

Possibilidade de novas instalações e reformas

Ter acesso ao projeto elétrico da sua residência ou edificação garante que futuras adequações, reformas ou instalação de novos eletrodomésticos como ares-condicionados, sejam realizadas tranquilamente e com segurança. Afinal, quem quer correr o risco de instalar um novo ar-condicionado super potente para enfrentar o verão e descobrir que sua casa não suporta seu funcionamento?

Em vista de todas essas informações fica claro a importância e relevância do projeto elétrico. Quando for construir ou reformar, não hesite em procurar um profissional bom e de confiança para projetar a instalação elétrica da sua construção. Lembre-se: não é um gasto, mas sim uma necessidade!

* Texto produzido pelo engenheiro civil Alexandre Schmitz.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Whatsapp
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?