fbpx

INCC e IPCA, o que são?

A maioria dos compradores de imóveis optam pelo parcelamento da entrada, e inúmeras vezes acabam surgindo dúvidas quanto a correção das parcelas vincendas. Assim, para esclarecer as eventuais dúvidas quanto a validade e a forma que se dá a correção desta quantia, criamos este texto; continue lendo para aprender!

Para se ter conhecimento de que forma irá ocorrer a correção dos valores parcelados de entrada, nos contratos, é necessário se atentar ao item do Quadro Resumo, “Dos índices de correção monetária e juros”. Inicialmente, tem-se que, a partir da data da assinatura do contrato até a data do efetivo pagamento, quando este ocorrer anteriormente à expedição da carta de habite-se, as parcelas do preço serão corrigidas monetariamente, mensalmente, de acordo com a variação do Índice Nacional de Custo da Construção – Disponibilidade Interna (INCC-M), calculado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

O referido índice é mensal e variável, com incidência em todo o território nacional, e é calculado com base nos gastos com mão de obra e materiais durante todo o projeto. Ou seja, o cálculo do INCC é obtido pela FGV por meio dos orçamentos analíticos das companhias de engenharia civil, que consideram os custos de construção estruturais, instalações e acabamentos.

incc e ipca

Ademais, após a expedição da carta de habite-se as parcelas do preço ainda impagas passarão a serem corrigidas monetariamente, mensalmente, de acordo com a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acrescidas de juros compensatórios de 01% (um por cento) ao mês, calculadas conforme o Sistema Price de amortização.

Em síntese, O IPCA corresponde ao índice de variação de preços no comércio como um todo, o índice de inflação, sendo variável e mensal, com o acréscimo de de 01% de juros compensatórios nas parcelas pagas mensalmente pelos clientes.

Dessa forma, importante ressaltar que no momento da venda, o corretor de imóveis e a construtora não podem assegurar qual será o valor total de correção das parcelas, justamente pelo caráter mensal e variável do INCC e do IPCA. Portanto, ao realizar a compra de um imóvel recomenda-se que o comprador esteja ciente dos encargos que serão incididos em sua parcelas mensais, para evitar surpresas e desconfortos financeiros.

 

*texto elaborado por Marina Formolo

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe no Whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário