fbpx

Instalações de gás

Quando se fala em instalação de gás, refere-se a um conjunto de tubulações e equipamentos, destinado ao transporte e controle de fluxo de gás em uma edificação. Sendo necessário contratar uma empresa qualificada no ramo para a elaboração do projeto e instalação conforme norma e legislação vigente.

A central de gás, é o local de armazenamento dos cilindros (que contém o gás); este local deve ser arejado, fora do imóvel em um local devidamente coberto.

instalação de gásAs tubulações mais utilizadas atualmente no mercado são de carbono, PEX e cobre, definido pelo projetista devido a cada necessidade de projeto.

tubulação de gás

Falando sobre os medidores, estes podem ser de sistemas individualizado – cada apartamento possui um medidor para a marcação de consumo,  ou sistema coletivo, em que o consumo total é divido igualmente entre os usuários.

medidor de gás

Um critério importante na instalação de gás é a realização do teste de estanqueidade, que tem o objetivo de conferir segurança ao sistema, de forma a garantir a inexistência de vazamentos;  após este processo há a liberação do gás para o imóvel.

* Texto produzido pela engenheiro civil Gabriela Schuster.

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe no Whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário