fbpx

Louças e metais

Após receber um novo imóvel, é hora de começar a mobiliar. O que você pensa quando falamos essa palavra? Geladeira, sofá, camas…? Raramente nos lembramos das louças e metais para a cozinha e os banheiros, não é mesmo?

Diferente do que se imagina, estes são objetos importantes tanto para a funcionalidade da casa e dos ambientes quanto para a proposta da decoração.

Louças

Primeiramente é preciso levar em consideração o quesito conforto e ergonomia dos ambientes.

Por exemplo, no banheiro se faz necessário deixar um espaço de, no mínimo, 30 centímetros entre o vaso sanitário, a pia e os demais itens (como a lixeira e box). Como o banheiro é um dos ambientes mais restritos para a decoração em uma casa, mantê-lo o mais harmonioso possível é essencial para criar um ambiente bonito e aconchegante.

Na escolha de louças para o banheiro (pias e vasos sanitários), normalmente encontram-se dois tipos de materiais: aço e cerâmicas, que interferem menos na composição de banheiros e cozinha, sendo mais relevante o formato e cores a serem escolhidas. Pensando nos vasos sanitários, um ponto a se considerar são as válvulas de descarga, pois existem válvulas de descargas mais econômicas, com duas opções de acionamento (uma com maior liberação de água e outra com volume de água menor).

Já sobre as cubas, existem diversos tipos para a pia do banheiro – de embutir, de apoio, sobrepor e semi-encaixe. Veja qual é a melhor opção para você e que mais combina com o seu ambiente.

Louças de aço

As louças de metal – essencialmente as pias de aço inox, são muito utilizadas nas cozinhas. A escolha por esse material é devido a maior higiene e facilidade de limpeza que ele tem, sendo o mais apropriado para o ambiente; além de ser um material atemporal que se encaixa a diversas decorações.

Os vasos sanitários em inox são poucos comuns hoje em dia, sendo utilizados quando atrelados a tecnologia. Nesses modelos, a instalação de diversos dispositivos inteligentes é mais viável em relação as peças cerâmicas.

Louças cerâmicas

Pouco usuais em cozinhas, esse tipo de material de louça se limita aos banheiros, tanto na parte de pia quanto de vaso sanitário.

Se você deseja um banheiro com estética mais moderna, as mais recomendadas são as pias com formatos mais retos, na cor branca – que nunca sai de uso; mas você pode se diferenciar colocando pias cerâmicas de diversas cores e não economizando na criatividade e decoração desse espaço.

Para banheiros mais clássicos, procure colocar pias com mais detalhes na sua forma, que remetam a esse estilo.

Já sobre os vasos sanitários, em banheiros com arquitetura moderna, é recomendado a utilização de peças com poucos detalhes e mais enxutas, seguindo o padrão da pia para manter uma constância no ambiente. Nos banheiros com arquitetura mais clássica, procure por peças maiores e com os traçados seguindo o mesmo da pia.

Metais

São eles em conjuntos com a decoração que trazem personalidade e firmam o estilo da sua casa. Muito mais que a funcionalidade, eles precisam ter estilo e um design perfeito.

Na escolha de louças e metais, esses dispositivos devem seguir um padrão para ficarem coerentes entre si. Os metais são a referência, e devem seguir criteriosamente a parte técnica, funcional e estética da residência, envolvendo os materiais e modelos.

 

Torneira X Torneira com monocomando

A diferença é simples – se for utilizar apenas a água fria, uma torneira basta. Se for usar a água fria e quente, opte pela torneira com monocomando. É ele quem vai mesclar a água quente e fria, dando vazão conforme o acionamento das válvulas.

A tubulação também influencia na escolha do modelo. Existem modelos de parede (que neste caso, a saída da água tem que estar na parede). E a de bancada (que a saída de água vem pelo chão).

Diferentes materiais

As diversidades de materiais para os metais são poucas, sendo a principal o aço inox. O inox tem essa preferência por ser um material de fácil limpeza, e fácil combinação. Deve-se ter alguns cuidados especiais na hora da limpeza; deve ser utilizado uma superfície macia que não risque, devido a sensibilidade do material.

Assim como as louças, os metais também precisam conversar entre si. Com a grande quantidade de modelos, cores e formatos disponíveis, tenha claro a imagem que deseja passar para não errar na escolha!

Faça uma pesquisa por marcas e modelos e opte por peças que possuam garantia e qualidade, diminuindo o risco de trocas e reparos futuros.

 

*texto produzido pelo engenheiro Leonardo Spagnolo.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Whatsapp
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?