fbpx

O que é concreto armado e vigas de baldrame?

Concreto armado é um tipo de estrutura que utiliza armações feitas com barras de aço. Essas ferragens são utilizadas devido à baixa resistência aos esforços de tração do concreto, que tem alta resistência à compressão.

Em uma estrutura de concreto armado, o uso de aço em vigas e pilares torna-se indispensável e o dimensionamento precisa ser bem calculado seguindo as normas vigentes dos órgãos reguladores.

O projeto de uma estrutura em concreto armado é realizado por engenheiros especializados em cálculo estrutural. Também conhecidos como calculistas, eles vão dimensionar a bitola do aço a ser utilizado e os elementos que compõem a estrutura, como vigas, pilares, lajes, blocos, sapatas, etc, assim como determinar a resistência do concreto e o espaçamento entre as barras de aço.

Assim como todo tipo de estrutura, o concreto armado tem suas vantagens e desvantagens. Para que um projeto seja bem sucedido, a avaliação e comparação de alguns fatores no momento da escolha do tipo de estrutura são indispensáveis para a redução de custos e adaptação técnica para cada projeto.

Viga baldrame é uma fundação rasa de apoio. Ela é executada em concreto armado em formato retangular. A viga baldrame é localizada abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção.

Em sua grande maioria a viga baldrame conecta sapatas isoladas para melhor distribuição dos pesos da construção. Contribuindo também no travamento das colunas ou pilares. Geralmente a armação de aço mais utilizada tem formato de coluna composta por 4 barras de aço.

Em casas pequenas com solos firmes é possível fazer a fundação somente com a viga baldrame. Nesses casos os arranques são dispostos e travados diretamente na armadura da viga baldrame antes da concretagem. Mas lembre-se, faça sempre o projeto estrutural, não arrisque.

Texto produzido pelo engenheiro civil Alexandre Schmitz.

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe no Whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário