fbpx

O que são Shafts?

Shafts são recursos bastante utilizado nas construções; basicamente, o shaft é uma abertura vertical na alvenaria por onde passam as instalações essenciais em qualquer construção, isto é: tubulações hidráulicas, elétricas ou de ar condicionado. 

Atualmente, grande parte das construtoras já incluem os shafts nos projetos arquitetônicos, pois eles são aliados para disfarçar as tubulações e, quando necessário, também facilita o trabalho de possíveis manutenções.

Geralmente, o shaft é instalado em banheiros e cozinhas, que são os locais mais estratégicos para reunir as tubulações. Além disso, ele também é usado em reformas quando é preciso abrir novas passagens para tubulações; assim, o profissional pode “esconder” as novas ligações com shafts e não prejudicar a estética do ambiente!

Já quando falamos de prédios, o shaft faz a ligação das tubulações do prédio entre todos os andares, podendo ficar tanto no corredor como na parte interna dos apartamentos.

Além dos modelos convencionais, existe também o shaft para iluminação e ventilação, nos locais onde não há luz e entrada de ar direta (como os banheiros sem janela, por exemplo).

* Texto produzido pelo engenheiro civil Alexandre Schmitz.

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe no Whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário