fbpx

Paisagismo e a valorização do patrimônio

O paisagismo em condomínios, além de tornar o ambiente mais harmonioso, ajuda na valorização do patrimônio. Por meio desse recurso, são criados vários espaços de convivência, trazendo qualidade de vida, calmaria e conforto aos moradores.

Há quem confunda paisagismo com jardinagem; a confusão é compreensível, já que uma área está diretamente ligada à outra. Podemos dizer, de modo resumido, que o paisagismo tem a função de elaborar e planejar projetos verdes, enquanto a jardinagem executa e dá vida ao que está no papel.

É importante ressaltar que o paisagismo tem como função aproximar os moradores da natureza, afinal, o clima das cidades é mais conturbado, e as árvores e plantas estão sendo substituídas por prédios.

Existem diferentes tipos de paisagismo e cada um deles cumpre uma função bem especifica. Para o campo, existe o paisagismo rural, definido como um tipo de paisagismo que visa ações de preservação e conservação. Nas cidades, o paisagismo é urbano, ou seja, voltado para a criação de espaços de lazer, esportes, entretenimento e contemplação integrando a natureza ao ambiente das cidades. Também existe o paisagismo de áreas internas que tem como principal missão complementar a decoração. Esse tipo de paisagismo é visto com frequência em jardins de inverno, varandas e terraços.

Por que adotar o paisagismo nos empreendimentos residenciais?

Os projetos de paisagismo se preocupam em criar áreas arborizadas em espaços comuns e abertos a todos os moradores, assim é possível fazer caminhadas e praticar esportes nessas áreas verdes, por exemplo.

Outro fator relevante é que, nesses espaços as famílias podem levar as crianças para brincar e estar em contato com a natureza — esses espaços também podem ser aproveitados pelos animais de estimação.

Além de todos estes benefícios, as áreas verdes ajudam na redução de gás carbônico no espaço, criando um ambiente de microclima – ou seja, uma área delimitada, dentro de uma área maior, que tem uma boa qualidade de ar. Logo, um projeto paisagístico tem o poder de melhorar a saúde e a qualidade de vida dos moradores!

A Construfare Incorporadora já adotou essa ideia, implementando a área verde na construção do residencial Unique Construfare.

* Texto produzido pelo engenheiro civil Alexandre Schmitz.

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe no Whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário