fbpx

Pintura interna e externa

Dentro de uma obra, a pintura é a etapa de acabamento que possui mais variações.

Conforme o padrão construtivo de um empreendimento e da necessidade, pode haver pintura de parede com ou sem o uso de textura, massa corrida, impermeabilizante… além disso, há uma variedade de tipos de tintas presentes no mercado, adequadas a cada uso.

A pintura pode estar presente em outros elementos construídos, tais como piso, teto, gradis, corrimãos, redes de incêndio, redes de gás e outras tubulações que ficarão expostas.

Dentre os principais tipos de tinta, se encontram:

  • Tinta Látex ou PVA: tinta a base d’água, com secagem rápida, de fácil aplicação e que não possui cheiro forte. Esse tipo de tinta é ideal para superfícies que requerem um acabamento fosco e que já possuem uma base mais clara, como forros de gesso.
  • Tinta acrílica: também à base d’água, possui melhor cobertura quando comparada à tinta PVA, é resistente ao mofo, fácil de limpar e impermeabiliza a superfície. É a tinta ideal para a pintura de paredes.
  • Tinta esmalte: essa tinta a base de solvente, possui um cheiro forte e entrega à superfície onde é aplicada maior proteção. Desse modo, ela é ideal para a pintura de gradis e de madeiras.
  • Tinta epóxi: à base de solvente, pode possuir acabamento fosco ou brilhante, é impermeabilizante, durável e resistente à umidade, sendo a tinta mais utilizada em pinturas de pisos de garagens e hospitais, por exemplo.

Texto produzido pela engenheira civil Natália Martinello.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Whatsapp
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?