fbpx

Revestimentos Cerâmicos

Os revestimentos cerâmicos estão entre os materiais mais usados na construção civil, com diversas possibilidades de aplicação, durabilidade e variedade de estampas. Na hora da escolha, porém, é preciso observar bem alguns critérios, como resistência à abrasão, produtos químicos e impactos, além dos níveis de absorção de água e textura.

revestimento cerâmico

Dos pisos e azulejos mais comuns, aos modernos porcelanatos e pastilhas, há uma indicação adequada para cada tipo de ambiente (interno ou externo, molhado ou seco, alto tráfego ou não) e também de condições climáticas que a cerâmica estará exposta.

Ao escolher um revestimento cerâmico, o ideal é contar com a orientação de um profissional capacitado (como um arquiteto ou engenheiro), pois este profissional tem conhecimentos técnicos para fornecer a correta especificação da placa cerâmica, argamassa de assentamento e do rejuntamento adequado, levando em consideração o ambiente em que a cerâmica será aplicada.

A escolha do revestimento cerâmico para o ambiente é um fator importantíssimo, pois o revestimento cerâmico, além de promover beleza, protege a estrutura da edificação. Para assentar o revestimento cerâmico é preciso de argamassa e rejunte, sempre observando as recomendações na embalagem se estão de acordo com as normas técnicas brasileiras. As placas cerâmicas para revestimento possuem características próprias determinadas por suas propriedades, por meio do conhecimento destas propriedades é possível especificar corretamente o seu uso.

A placa cerâmica é um revestimento adequado ao clima brasileiro, e pode ser utilizada tanto interna quanto externamente, em pisos e paredes e em locais de pequeno ou grande fluxo. Sua durabilidade, facilidade de limpeza e manutenção conferem ao material uma preferência dos consumidores.

ABSORÇÃO DE ÁGUA

A absorção de água é uma propriedade da placa cerâmica e está diretamente relacionada com a porosidade da peça. Outras características como resistência mecânica, ao impacto, ao gelo, química, entre outras, estão associadas com a absorção de água.

absorção da água

A resistência à abrasão está relacionada ao desgaste superficial do material em decorrência do trânsito de pessoas e do contato com objetos. A resistência à abrasão pode ser classificada em abrasão superficial, para produtos esmaltados; e em abrasão profunda, para produtos não esmaltados.

resistência a abrasão

CURIOSIDADE: PEI (Porcelain Enamel Institute), nome do instituto que realizou os testes de abrasão pela primeira vez!

Além da característica das placas cerâmicas, elas possuem uma finalidade funcional para a obra, dentre elas a proteção da estrutura e prevenção contra infiltrações, tendo em vista que elas impedem que a alvenaria fique exposta às intempéries do tempo.

* Texto produzido pelo engenheiro civil Alexandre Schmitz.

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe no Whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário