fbpx

Exaustão de churrasqueiras em edifícios

Já se perguntou porque é necessário ter um sistema de exaustão na churrasqueira? Continue lendo para aprender:

O principal objetivo do sistema de exaustão para churrasqueiras é permitir que a fumaça localizada na parte mais baixa do duto, seja impulsionada para cima na direção da saída de ar, fazendo com que a fumaça seja eliminada mais facilmente através da chaminé.

A instalação de um sistema de exaustão é importante para que o cheiro seja disperso, mantendo o ar mais puro e agradável no local.

A exaustão da fumaça é feita por uma máquina instalada na cobertura do prédio. Um pulsador de LED (similar a um interruptor) geralmente localizado ao lado da churrasqueira, aciona essa máquina na cobertura, que funciona como uma ventoinha. A churrasqueira tem ainda um temporizador em que você pode programar o tempo de utilização da máquina.

As churrasqueiras vêm com uma espécie de chapa metálica, chamada de dumper. Quando a churrasqueira não está sendo utilizada, o dumper deve ficar fechado, impedindo assim que o cheiro e a fumaça das churrasqueiras vizinhas cheguem ao seu apartamento.

Esse tipo de sistema de exaustão para churrasqueira não permite que a fumaça volte para seu apartamento e nem para outros lugares. Mesmo que o sistema esteja desligado, a fumaça flui, isso porque o exaustor dispõe de um conjunto de abertura passivo que não trava o fluxo da fumaça.

Muitos prédios e condomínios lidam com esse tipo de situação e, alguns deles contam com exaustores mal dimensionados, outros equipamentos ultrapassados e ainda tem prédios que não possuem nenhum tipo de sistema exaustor para churrasqueiras, o que prejudica ainda mais.

sistema de churrasqueira

Benefícios desses sistemas

O principal benefício é que ele simplifica e auxilia na saída da fumaça, impedindo irritação nos olhos e mau cheiro nos ambientes do apartamento. Com o exaustor, a fumaça que sai da churrasqueira e incomoda as pessoas e causa um cheiro forte desagradável, é removida com eficiência.

Todos os sistemas de exaustão para churrasqueiras passam por testes rigorosos antes de serem disponibilizados ao mercado, garantindo qualidade e segurança para todos os moradores.

Além desses benefícios, de maneira geral, esses tipos de equipamentos contam também com:

  • Mais velocidade na construção das churrasqueiras;
  • Baixa manutenção;
  • Praticidade para os moradores e fácil usabilidade;
  • Seus dutos de ar são completamente vedados;
  • Fácil adaptação para diversos tipos de projetos;
  • Não altera a estética da obra;
  • O material dos sistemas de exaustão possuem alta durabilidade e qualidade;
  • A fumaça não retorna para o outro apartamento, minimizando problemas.

* Texto produzido pelo engenheiro civil Alexandre Schmitz.

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe no Whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário