Já se perguntou porque é necessário ter um sistema de exaustão na churrasqueira? Continue lendo para aprender:
O principal objetivo do sistema de exaustão para churrasqueiras é permitir que a fumaça localizada na parte mais baixa do duto, seja impulsionada para cima na direção da saída de ar, fazendo com que a fumaça seja eliminada mais facilmente através da chaminé.
A instalação de um sistema de exaustão é importante para que o cheiro seja disperso, mantendo o ar mais puro e agradável no local.
A exaustão da fumaça é feita por uma máquina instalada na cobertura do prédio. Um pulsador de LED (similar a um interruptor) geralmente localizado ao lado da churrasqueira, aciona essa máquina na cobertura, que funciona como uma ventoinha. A churrasqueira tem ainda um temporizador em que você pode programar o tempo de utilização da máquina.
As churrasqueiras vêm com uma espécie de chapa metálica, chamada de dumper. Quando a churrasqueira não está sendo utilizada, o dumper deve ficar fechado, impedindo assim que o cheiro e a fumaça das churrasqueiras vizinhas cheguem ao seu apartamento.
Esse tipo de sistema de exaustão para churrasqueira não permite que a fumaça volte para seu apartamento e nem para outros lugares. Mesmo que o sistema esteja desligado, a fumaça flui, isso porque o exaustor dispõe de um conjunto de abertura passivo que não trava o fluxo da fumaça.
Muitos prédios e condomínios lidam com esse tipo de situação e, alguns deles contam com exaustores mal dimensionados, outros equipamentos ultrapassados e ainda tem prédios que não possuem nenhum tipo de sistema exaustor para churrasqueiras, o que prejudica ainda mais.
Benefícios desses sistemas
O principal benefício é que ele simplifica e auxilia na saída da fumaça, impedindo irritação nos olhos e mau cheiro nos ambientes do apartamento. Com o exaustor, a fumaça que sai da churrasqueira e incomoda as pessoas e causa um cheiro forte desagradável, é removida com eficiência.
Todos os sistemas de exaustão para churrasqueiras passam por testes rigorosos antes de serem disponibilizados ao mercado, garantindo qualidade e segurança para todos os moradores.
Além desses benefícios, de maneira geral, esses tipos de equipamentos contam também com:
- Mais velocidade na construção das churrasqueiras;
- Baixa manutenção;
- Praticidade para os moradores e fácil usabilidade;
- Seus dutos de ar são completamente vedados;
- Fácil adaptação para diversos tipos de projetos;
- Não altera a estética da obra;
- O material dos sistemas de exaustão possuem alta durabilidade e qualidade;
- A fumaça não retorna para o outro apartamento, minimizando problemas.
* Texto produzido pelo engenheiro civil Alexandre Schmitz.